Como?

Aqui iremos analisar histórias atrozes, apontando sem piedade as falhas narrativas, as mensagens erradas, as acusações de crimes e violações das regras, tudo isso apimentado com sarcasmo feroz ou cólera de verdade, dependendo da seriedade do tema.

Isto deve obviamente ser feito seguindo as regras do site Wattpad, caso contrário a gente cairia imediatamente em contradição. Por isso, passo a citar aqui a parte das guias relativas aos conteúdos que trata das críticas das histórias de outros utentes:

Falando sobre os outros

Compartilhar opiniões sobre histórias, sobre a qualidade ou estilo da escrita delas é aceitável. Como o nosso objetivo é criar uma comunidade segura para todos no Wattpad, pedimos que você seja gentil, respeitoso e trate os outros usuários como você gostaria de ser tratado. Não publique nenhum conteúdo que:

  • Zombe de um usuário por motivos pessoais
  • Revele qualquer informação sobre a identidade pessoal de usuários, incluindo mensagens privadas, fotografias/vídeos, entre outros.
    • Devido à natureza fictícia das histórias e às chances de que nomes reais sejam usados ​​coincidentemente, não podemos remover uma obra por ter o mesmo nome ou nome semelhante a uma pessoa real. Somente se houver informações de identificação específicas, como a cidade em que você reside ou seu trabalho/escola, é que consideraremos o caso como uma violação das nossas Diretrizes de Conteúdo.
  • Promova ativamente a violência ou o ódio. A promoção do ódio com base em raça, etnia, religião, deficiência, sexo, idade, orientação sexual, além de conteúdo que se destine a intimidar, ameaçar ou assediar outras pessoas, é estritamente proibido.
    • Expressões gerais de opiniões são permitidas, mas não podem ser de natureza violenta nem encorajar outros usuários a atacar membros da comunidade Wattpad.”

https://support.wattpad.com/hc/pt/articles/200774334-Diretrizes-de-Conte%C3%BAdo

Portanto, é evidente que as nossas críticas também estão completamente conformes com as regras do Wattpad, e que, como escrito acima, é correcto criticar histórias que violam as regras ou que transmitem mensagens nocivas. Por outro lado, o bullying não é admissível, claro, e por isso os autores das fanficçoes não devem nunca ser atacados.

É por isso que me dirijo a vós, leitores: aqui não queremos que ninguém se sinta ofendido. É legítimo comunicar a um autor/a a nossa opinião sobre a história, listar todas as inconsistências, as falhas lógicas, os erros narrativos, as mensagens negativas, os estereótipos e assim por diante. E é exactamente isso o que queremos fazer.

Não é permitido de forma alguma insultar o/a autor/a: é totalmente inútil e contraproducente. Não queremos ser cyber-bullos, mas sim opor-nos à porcarias online: a única maneira de fazer isso é não descer ao nível deles, ser precisos e implacáveis. Isto é igualmente aplicável aos comentários. Além disso, a grande maioria das histórias tem uma trama onde as mulheres são constantemente humilhadas, e os autores são mulheres: insultá-las constituiria exactamente aquilo que queremos combater, não é?

Assim, as outras ferramentas a utilizar aqui são o senso comum e a educação: com as primeiras se destroem as histórias, com as segundas não se desce ao nivel de squalor das mesmas.

Porquê?

Esta pergunta deve ser lida em duas formas.

Por um lado, se quer dizer: porquê começar a críticar histórias tão horríveis? A resposta é simples: para achar aliados na luta contra essa fealdade. Muitas destas histórias são apenas comentadas por fãs raivosos, e não há ninguém que ouse mencionar os seus absurdos ou atrocidades (ainda menos reportar-las quando seria necessário). A gente pensa que as histórias que menosprezam a dignidade das mulheres ou a gravidade do estupro não deveriam existir porque são perigosas para o convívio social. Sem exagerar, não se deve brincar com questões sérias. Por isso, queremos ser muitos para combater-las com maior eficácia.

Por outro lado, sempre me perguntei porque vem escritas essas histórias: o que pensam os autores? Será que estão realmente convencidos que o estupro é o início natural de uma relação amorosa? Ou que o modelo positivo para os rapazes deve ser o prostituto bastardo e para as raparigas a donzela tímida e indefesa? Se é assim, estamos ferrados, pois esta forma de ver leva-nos décadas atrás e faz-nos esquecer todas as conquistas realizadas desde ’68 em diante. Por outro lado, pode ser que não se apercebam da seriedade das mensagens que involuntariamente trazem nas suas histórias: ainda mais devem ser avisados.

Em conclusão, acho que veremos coisas boas. E que nos vamos divertir, se vocês leitores também forem de alguma forma amantes do trash!

Obrigado por lerem todo este papiro, os artigos terão um estilo totalmente diferente.

Até logo,

Evgenij

Rispondi

Inserisci i tuoi dati qui sotto o clicca su un'icona per effettuare l'accesso:

Logo di WordPress.com

Stai commentando usando il tuo account WordPress.com. Chiudi sessione /  Modifica )

Google photo

Stai commentando usando il tuo account Google. Chiudi sessione /  Modifica )

Foto Twitter

Stai commentando usando il tuo account Twitter. Chiudi sessione /  Modifica )

Foto di Facebook

Stai commentando usando il tuo account Facebook. Chiudi sessione /  Modifica )

Connessione a %s...