Uma grande ameaça se aproxima sobre o Wattpad e o mundo inteiro das fanficções! As histórias obscenas!

Pois é, depois de ter os demolido as traduções italianas de muitas fanficções horrorosas, a gente resolveu iniciar uma nova colecção de críticas em português, sob proposta de TheBoxOfFun, agradecemos a sua contribuição fundamental na tradução. Efectivamente, horrores como “Dark” e “Danger” foram também traduzidos nesse idioma, por isso essa parte do público ibérico do Portugal e da América do Sul merece saber como e porquê são terríveis!

Pode ser que sejam necessárias algumas explicações para os leitores não-italianos. Eu sou Evgenji, e, com a ajuda do meu amigo fanwriter91, criei em 2017 um blog dedicado inicialmente à crítica de fanficções terríveis que violavam as regras do site italiano de fanficção EFP, como o plágio, obras de trollagem, histórias cheias de sexismo, machismo, apologia do estupro e outros crimes, histórias que desrespeitam as vítimas reais de bullying, automutilação e violência, aberrações que alteravam a realidade histórica, e muito mais.

Desde então, muitos outros revisores se juntaram à nossa equipe: mais de vinte agora publicam aqui suas críticas de fanficçsões atrozes, bem como várias observações sobre temas relacionados.

Eu já tinha ouvido falar do Wattpad na época, apesar de a maioria das vezes de forma negativa, porque foi aqui que “livros” pavorosos como After foram publicados pela primeira vez e começaram a ser populares. Também reparei que os autores italianos de muitas fanficçoes atrozes estavam começando a mover as suas “obras-primas” nesta plataforma, procurando melhores oportunidades para obter visualizações, estrelas e comentários entusiásticos escritos em um italiano terrivel.

Depois de algumas hesitações, e graças ao apoio de muitos outros críticos italianos e de muitos mais leitores aqui no Wattpad, que começaram a indicar-me fanficçoes horrìveis aqui (demais!), o meu grupo decidiu de tratar também as histórias atrozes no Wattpad. Isso aconteceu no fim de 2017, e desde então demolimos um grande número de fanficçoes repugnantes que continham níveis inaceitáveis de machismo e sexismo, cultura do estupro, racismo, fascismo, e muito mais.

Como eu já disse, a gente notou que uma parte substancial dessas histórias não eram originais, mas eram traduções de fanficçoes inglesas. Por isso foi natural perguntarmo-nos se tal fanficçoes não tivessem sido traduzidas também em outros idiomas: graças à sugestão de TheBoxOfFun, descobrimos a existência de versões portuguesas de “Dark“, “Danger” e outras fanficções horrorosas, e por isso decidimos de traduzir as nossas críticas também nesse idioma.

Como sempre fizemos, iremos respeitar o código de conduta do Wattpad: nunca permitiremos que um autor seja maltratado ou assediado; porém, seremos firmes na nossa denúncia de qualquer tipo de mensagem machista, sexista, homofóbica, racista, ou fascista.

Em qualquer caso, como é nosso costume, as críticas serão apimentadas com um humor e sarcasmo sem sentido, de modo que, espero, possa também haver espaço por um pouco de risadas.

Até logo,

Evgenij